Projeto
Introdução
São quatro os atuais pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e finalmente aprender a ser (conceito nuclear que agrega todos os anteriores). Para atingir estas metas, o processo educativo tem de ser entendido como um caminho para a construção de cidadãos e de trabalhadores, pelo que o relacionamento interpessoal em contexto escolar deverá privilegiar atividades diversificadas que potenciem a motivação, a curiosidade, a vontade e a iniciativa para desenvolver as suas capacidades. Para tal, a dedicação aos estudos tem de ser uma consequência natural de experiências de sucesso e da valorização individual.
Nos contextos escolares atuais surge um desafio incontornável: conjugar a diversidade cultural com a construção de uma realidade em que alunos e professores partilhem significados no processo da construção do saber. Assim, o processo de ensino/aprendizagem tem de ocorrer em ambientes escolares apelativos para professores, alunos e restantes elementos da comunidade escolar. Assim, para além dos conteúdos curriculares disciplinares, e respondendo ao que se espera de um aluno no final da escolaridade obrigatória, a Escola enfrenta agora o desafio de articular esses saberes académicos com outros não menos enriquecedores como a solidariedade, a partilha, o respeito pelos direitos humanos, paz e justiça, pela consciência ambiental e pelo ultrapassar de barreiras étnicas , culturais, sexuais, de língua e religiosas, numa verdadeira aprendizagem intercultural.
Com o nosso projeto pretendemos, portanto, desenvolver um trabalho interdisciplinar e com toda a comunidade educativa, levando a que os alunos desenvolvam uma consciência de cidadania responsável, crítica e participativa.
Objetivos
- Sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de construir uma sociedade mais justa, coesa e solidária
- Alertar para os perigos da discriminação, sobretudo na sua vertente étnica
- Interpretar criticamente episódios históricos e factos sociais que provocaram o extermínio de povos e culturas
- Compreender a violação do direito à vida no contexto dos totalitarismos
- Valorizar a ética no quotidiano nas relações humanas
- Desenvolver nos alunos o respeito pelos direitos humanos
- Desenvolver a criatividade, o espírito de iniciativa e sentido crítico